Amor Incondicional.

16 maio
Legenda da foto: Maurício, Fernanda, Sâmila e a pequena Isabela, Dudu, Leonardo e Geraldo

Legenda da foto: Maurício, Fernanda, Sâmila e a pequena Isabela, Dudu, Leonardo e Geraldo. Foto: Mariana Mello

No dia 4 de maio, a APAE de Barbacena, juntamente com a professora Sâmila Monna Lisa, trouxeram para o auditório da Escola Salesianas a Palestra Musicada – “O Amor como Combustível para a Superação de Barreiras e Construção de Possibilidades”, de Leonardo Gontijo e seu irmão, Eduardo Gontijo, o Dudu do Cavaco, músico com Síndrome de Down e que faz apresentações na noite de Belo Horizonte. Quem também abrilhantou o evento foi Fernanda Honorato, a primeira repórter com Síndrome de Down do mundo, que integra a equipe do Programa Especial da TV Brasil e é rainha de bateria da primeira escola de samba inclusiva do mundo, a Embaixadores da Alegria. Foi uma manhã muito especial e que reuniu pessoas dispostas a discutir a inclusão social de pessoas com deficiência.

Foram contadas as histórias mais lindas de luta e de amor e que nos levam a refletir que tudo é uma questão de escolhas: você pode se frustrar e se lamentar para sempre ou, você pode, simplesmente aproveitar as novas oportunidades. Algo como planejar uma viagem à Itália, e, ao aterrissar, descobrir que chegou à Holanda. Então, você decide: se lamenta por não ter chegado à Itália ou aproveita as maravilhas da Holanda? Simbora aprender a valorizar as “Holandas” que a vida nos dá e superar os obstáculos?

O texto a seguir é de autoria de Sâmila Monna Lisa. É o relato apaixonado de uma mãe incrível! E a Isabela é uma menina de muita sorte!

“Sábado(4) foi um dia inesquecível, um dia em que abrimos uma grande porta na nossa cidade de BARBACENA. Comecei o contato com Leonardo Gontijo, Eduardo Gontijo e Fernanda Honorato em Março e ao mesmo tempo que eu achava possível trazê-los à Barbacena encontrava barreiras que me desestimulavam. Minha crença e minha força não me deixaram cair, ao olhar para minha filha e ver o sorriso dela eu percebia que meu sonho seria POSSÍVEL. Continuei na luta em busca de patrocínios e conhecimento. Fui ao Rio no Seminário de TO aprender um pouco mais. Conheci Breno Viola que me deu forças para continuar, ele pode até não saber disso, mas ao vê-lo palestrando me motivou a não desistir dos meus sonhos. Voltei com força total, escrevi para o Leonardo, escrevi para a Fernanda pedi ajuda à amiga Thereza Tuma Tuma quem me deu muitas dicas e conseguiu o contato com a Tereza Marta Ribeiro Mendes para emprestar-nos o auditório da escola Salesianas Barbacena junto com a Geusa e a Fernanda Alvarenga(diretora).

Até então eu não tinha o dinheiro para trazê-los pois alguns patrocinadores disseram não ou nem disseram nada. Procurei a Eliane Sanches na APAE e grande surpresa tive quando ela me falou que teria todo o patrocínio e não precisaria cobrar a entrada. Voltei para casa otimista liguei para Camila Lima e sua mãe teve a brilhante ideia de fazermos uma doação para a APAE, o leite longa vida. A partir daí tudo começou a andar e fechamos a data e horário. Porque fiz tudo isso? Pela necessidade de trazer à Barbacena uma visão ampla para que minha filha e os seus filhos possam crescer aqui e terem oportunidades sem precisarem ir para a “cidade grande”. Aqui é nosso lugar, aqui é que vamos movimentar, aqui vamos dar o grito ” O amor supera barreiras”, sou prova disso pelo amor à minha filha o que era sonho virou realidade!!! OBRIGADA!!! Leonardo, Dudu, Carminha e minha linda Fernanda. Valeu, vamos juntos!!!! À você Isabela minha Bela Amo você!!!!!!! EU TENHO AMOR MAIOR DO MUNDO…”

Uma resposta to “Amor Incondicional.”

  1. MARIA DO ROSÁRIO MARTINS MACHADO 16/05/2013 às 11:50 pm #

    É por isso q eu creio no ser humano e na sua capacidade de mudar o mundo. Parabéns a todos vcs que transformaram um sonho em realidade . Parabéns a Sâmila e sua filhinha, responsável pela grandeza e coragem de sua mãe. O amor foi a mola propulsora da sua força.
    Pena que as coisas boas não repercutem como as tragédias e desgraças.

Deixe um comentário

